Ferramenta desenvolvida no RN promete revolucionar a comunicação com pacientes em tratamento oncológico

SAÚDE

Aplicativo visa facilitar a comunicação e fornecer suporte contínuo, melhorando a qualidade de vida e permitindo ajustes rápidos nas terapias.

Em um avanço significativo para o tratamento e acompanhamento de pacientes oncológicos que recebem quimioterapia ou imunoterapia, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) um software inovador na forma de aplicativo. Desenvolvido com o intuito de criar um canal direto e eficaz de comunicação entre os profissionais de saúde e os pacientes da Liga Contra o Câncer, em Natal, o aplicativo promete melhorar significativamente a atenção e a qualidade de vida desse público.

O projeto é fruto da dissertação de mestrado da enfermeira Alessandra Navarro, sob a orientação do professor doutor Edilmar de Moura, do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB/UnP) e coordenador da Liga Contra o Câncer. A iniciativa destaca-se não apenas pela sua aplicabilidade prática, mas também pela integração acadêmica e profissional na busca de soluções inovadoras no tratamento contra o câncer.

“Como professor, o nosso papel é estimular, entender, potencializar e ajustar os projetos de acordo com as demandas do mercado. Já a demanda do mercado, neste caso, é facilitar a comunicação do paciente para com a equipe, reduzindo distâncias, sem a necessidade de deslocamento físico e demais custos, mas com a certeza de uma orientação qualificada e que entenda o problema real que precisa ser resolvido. A felicidade da finalização deste projeto é a conexão do ambiente acadêmico com a casa do paciente, trazendo melhor qualidade de vida e diminuindo custos para o paciente, hospital e sistema de saúde”, comemora Edilmar, coordenador da Liga e docente da UnP, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *