O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vai oferecer um novo curso de segunda licenciatura em Educação Escolar Quilombola para educadores, professores e gestores do Alto Oeste Potiguar. É no Campus Pau dos Ferros, no oeste do estado, que o curso será oferecido de forma semi-presencial.
A ação é fruto da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Educação (MEC). Exemplificando, os cursos de Segunda Licenciatura servem para que professores que já têm diploma de licenciatura possam passar a dar aulas e se especializar em disciplinas diferentes daquelas que se formaram.
E é esse um dos objetivos do curso. A iniciativa vai oferecer aos educadores e professores formação específica na área, para assim fortalecer a educação escolar em comunidades quilombolas e promover uma equidade educacional para essa população. Outro intuito da ação, é a propagação e valorização do conhecimento cultural quilombola do interior do estado, para que se incentive práticas pedagógicas que respeitem e promovam a diversidade étnico-racial.
Gilson Rodrigues é um dos responsáveis da articulação do curso e para ele, a proposta responde a demandas de uma educação mais inclusiva e representativa. Isso porque, segundo ele, o curso não busca atender somente às demandas dos educadores da região, mas também vai cumprir a necessidade de toda a comunidade que vai se beneficiar com esses conhecimentos e práticas que serão desenvolvidas durante as aulas.
Essa iniciativa é resultado da colaboração entre diversos setores do IFRN, como a Coordenadoria de Educação Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos (COEDIH) e a Assessoria de Educação Etnicorracial (Aseabi). O Instituto informou a esta reportagem que está articulando prazos e finalizando a construção do edital. Para mais informações basta acessar: portal.ifrn.edu.br