O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) está com inscrições abertas para a etapa estadual da 2ª edição do Desafio Liga Jovem. Considerada uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil, o Desafio Liga Jovem reconhece projetos de jovens do Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior interessados em desenvolver suas competências em criatividade e inovação, entre outras habilidades.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 7 de junho, no site do desafio. Os projetos passarão por uma avaliação de especialistas seguindo cinco critérios:
- Entendimento do Público-Alvo,
- Criatividade e Inovação,
- Impacto Comunitário,
- Sustentabilidade Financeira
- Protótipo.
As equipes que se destacarem em cada categoria ganharão uma viagem internacional de até 10 dias e um notebook para cada integrante, incluindo o professor orientador. As equipes que ficarem em segundo lugar receberão um smartwatch para cada membro e o orientador. As equipes classificadas em terceiro lugar serão premiadas com um tablet para cada participante e para o professor orientador.
O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas:
- Esquenta nas Redes,
- Virada Empreendedora,
- Estadual,
- Regional
- Nacional.
Durante o período de inscrições, ocorre o Esquenta nas Redes, uma fase de engajamento com missões que oferecem prêmios como celulares e smartwatches. Esta fase é opcional e não influencia a pontuação final.
A Virada Empreendedora acontecerá com uma jornada intensiva de aprendizado em Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas, resultando na produção de um vídeo de até 5 minutos por equipe sobre o projeto desenvolvido. Os 24 melhores projetos de cada Estado avançam para a etapa Regional.
Na etapa Estadual, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma online, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por Estado, responsáveis por definir a equipe vencedora de cada categoria, que seguirão para a etapa regional.
Na Regional, os destaques estaduais competem remotamente, com a melhor equipe de cada categoria ganhando uma viagem para a final e um celular de última geração para cada membro e seu orientador. Finalmente, a etapa Nacional reúne 20 equipes em uma capital tecnológica brasileira, onde apresentarão seus projetos para uma banca de jurados, buscando destacar o potencial de suas ideias. Toda a viagem desta etapa será custeada pelo Sebrae.
Para a secretária de educação do RN, a iniciativa é uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e profissional através do incentivo do empreendedorismo nas escolas. “As escolas e comunidades do Rio Grande do Norte têm muito a ganhar com a energia e as ideias novas que nossos alunos podem trazer”, afirmou Socorro Batista.