Também na RN-288, o terceiro trecho vai do entroncamento da BR-427 até a cidade de Jardim de Piranhas, e tem alguns serviços extras sendo realizados em decorrência de características específicas do terreno. A obra segue o mais rápido possível para devolver melhores condições de trafegabilidade para as pessoas que passam por lá.
Flávio Oliveira é o encarregado dos serviços no trecho que tem extensão de 18,1 quilômetros, e explica algumas fases da obra, que já teve o alargamento da plataforma concluído.
“Agora nós estamos fazendo a reciclagem para fazer a camada de base que é com o pavimento existente, e que vai se transformar em sub-base, e receberá uma camada de BGS (Brita Graduada Simples) em cima. Depois vem o processo de imprimação e cura, para vir a pintura de ligação e o revestimento asfáltico, que será em duas camadas, uma de binder e uma camada de CB, que é a capa”, detalha Oliveira.
Ele comenta ainda sobre dois processos distintos realizados nesse trecho. “O processo aqui foi um pouco mais demorado porque tivemos que demolir todos os bueiros existentes para poder fazer outros novos, porque os que tínhamos aqui debaixo do pavimento eram bueiros de placa, e o DER não aceita mais desse tipo, por isso temos que substituir todos por de manilha. São 29 bueiros, e já refizemos quase todos, faltando ainda seis. Além disso, tem o alargamento de dois pontilhões para fazermos logo após concluir o serviço com os bueiros”, completa Flávio Oliveira.
O Programa de Restauração de Rodovias Estaduais foi iniciado pelo Governo do RN em maio deste ano, e tem o objetivo de recuperar cerca de 800 quilômetros de estradas em todas as regiões do estado. Com um investimento total de R$ 428 milhões, os serviços estão sendo custeados com recursos da primeira parcela do empréstimo no âmbito do Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF).