Há vagas para Administração, Cervejaria, Informática e Logística e mais!
O Instituto Federal está com inscrições abertas para cursos sem processo seletivo. São cursos técnicos gratuitos em áreas de alta demanda, oferecendo centenas de vagas disponíveis. Não perca a oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho!
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) abriu inscrições para cursos técnicos EAD gratuitos nas áreas de Administração, Cervejaria, Informática e Logística. Todos os cursos são oferecidos de forma online, com duração de até 1 ano e meio, e não exigem processo seletivo. Voltados para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, esses cursos oferecem uma excelente oportunidade de qualificação em um mercado cada vez mais competitivo. Aproveite essa chance de se preparar para as demandas atuais e futuras do mercado.
Todos os detalhes sobre os cursos técnicos gratuitos do Instituto Federal.
Entre os cursos técnicos EAD gratuitos abertos pelo Instituto Federal estão:
Administração
Este curso técnico em administração subsequente visa formar profissionais éticos e empreendedores habilitados a atuar nas áreas de Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Logística em pequenas e médias empresas e de agir de forma responsável na sociedade.
Cervejaria
Esta formação tem como objetivo formar profissionais técnicos qualificados, com sólida base científica e tecnológica, com extensa capacitação a participar dos processos relacionados direta ou indiretamente a produção de cerveja, bem como permitir uma visão apurada do mercado e negócio cervejeiro.
Informática para a Internet
Neste curso o estudante aprende a desenvolver programas de computador com foco especificamente para web. Com a ajuda de ferramentas para o desenvolvimento de sistemas, o profissional da área pode criar interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos, e desenvolver a manutenção de sites e portais na internet e intranet.
Logística
Visa formar profissionais competentes para o exercício da cidadania, de forma que os egressos assumam espírito inovador, empreendedor, senso crítico e possam ser integrados em sociedades cada vez mais complexas, respeitando os valores da democracia participativa e da sustentabilidade.
Quem pode concorrer aos cursos técnicos EAD gratuitos?
No total, são 800 vagas em cursos sem processo seletivo abertas em 13 polos de apoio presencial no Instituto Federal, coordenados pelos Campi Machado e Três Corações.
Os polos estão localizados nas cidades de Barroso, Cambuquira, Campanha, Campo Belo, Conceição do Rio Verde, Machado, Monsenhor Paulo, Monte Sião, Nova Serrana, Paraisópolis, São Bento Abade, São Thomé das Letras e Três Corações. O candidato deve se inscrever em um desses polos, onde obrigatoriamente realizará encontros e atividades presenciais, que representam 20% da carga horária do curso.
Para ingressar em um dos cursos técnicos gratuitos é obrigatório ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. Exclusivamente para se candidatar a uma vaga no curso técnico subsequente EAD em Cervejaria, é obrigatório também possuir idade mínima de 18 anos.
Tendo cumprido esses requisitos, o candidato deve se inscrever no período de 08 a 27 de agosto de 2024 através do site do Instituto Federal, onde o candidato deve se cadastrar.
Para aqueles que necessitarem, os campi do Instituto e os polos de apoio presencial disponibilizam computadores para realizar a inscrição. Há necessidade de entrar em contato com a Copese do campus ou com o polo para agendar o atendimento.
Ações afirmativas nos cursos sem processo seletivo
Durante a inscrição nos cursos técnicos gratuitos, deve ser indicado também o tipo de concorrência escolhido, sendo eles Ampla Concorrência (45% das vagas), uma das oito Ações Afirmativas (50%) ou vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (5%). Entre os requisitos para as vagas afirmativas para os cursos sem processo seletivo estão:
- Ter cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas;
- Obtido certificado de conclusão do Ensino Fundamental com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou de exames de certificação de competência, ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino;
- Ter cursado o Ensino Fundamental em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).