Metapneumovirus na China ainda não tem a vacina ou remédios contra a doença

MUNDO

China vive um aumento preocupante dos casos de metapneumovírus humano (hMPV) nas últimas semanas. Os pacientes se concentram especialmente nas províncias do norte do país asiático e preocupam, já que a temporada de inverno pode aumentar o risco de espalhamento de infecções respiratórias, como é o caso do hMPV.

A doença está atingindo especialmente crianças menores de 14 anos. O surto foi identificado graças a um sistema criado pela China como consequência da pandemia de Covid-19. A ideia era monitorar doenças respiratórias que tivessem crescentes inesperadas no inverno para prever um potencial risco pandêmico.

O hMPV é um vírus respiratório identificado em 2001 pertencente à família pneumoviridae, que inclui também o vírus sincicial respiratório (VSR), além dos causadores de sarampo e caxumba. O metapneumovírus é conhecido por causar infecções leves, semelhantes a um resfriado comum, mas que podem evoluir para quadros mais graves como bronquiolite e pneumonia, especialmente em crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.

— O hMPV é menos incidente e costuma atingir idosos e pacientes com doenças crônicas, além de em geral levar a casos leves, enquanto o VSR costuma contaminar crianças e pode levar a quadros graves. Ambos têm transmissão por gotículas respiratórias, mas ainda não existem antivirais e vacinas contra o hMPV, que já existem para o VSR.
(Foto: Arquivo Pessoal)
(Fonte: exclusivo24hs)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *