Ainda não passamos do primeiro mês de 2025, e os ataques cibernéticos alimentados por IA já estão a todo vapor
Tenha cuidado — está ficando cada vez mais perigoso lá fora. Ainda não passamos do primeiro mês de 2025, e os ataques cibernéticos alimentados por IA que fomos avisados que dominariam este ano já estão a todo vapor. E embora existam algumas ameaças de nível macro — hackers chineses comprometendo nossas redes e IA chinesa comprometendo nossos telefones , você ainda corre mais risco com seus próprios erros ao baixar a guarda contra o fluxo de ameaças cotidianas.
Assim é com a onda de ataques de “hackers fantasmas” “ atualmente mirando produtos Apple e Android ,” que o FBI alertou que está “crescendo rapidamente,” e que depende de uma chamada falsa do banco de uma vítima enganando-a para transferir dinheiro para impedir que seja roubado por um hacker (fantasma) inexistente. “E eles podem até mesmo falsificar o número de telefone daquele banco,” o bureau alerta, “então o número no seu identificador de chamadas ou celular pode mostrar que é o banco.”
Essa ameaça de chamadas falsas está se expandindo rapidamente e talvez já tenha atingido o pico em 2025, com um engenheiro experiente em hackers quase sendo pego por um ataque falsificando os números de suporte do Google, que ele descreveu como ” o ataque de phishing mais sofisticado que já vi “. Isso deve servir como um aviso claro de que você não pode acreditar no que vê e precisa seguir os conselhos básicos.
E nessa nota há um tema comum. O Google confirmou que não ligará proativamente para os usuários para solucionar problemas técnicos, de acordo com este último ataque de IA; e no ataque mais recente de Phantom Hacker , o banco envolvido disse aos seus correntistas para “lembrar que o Bank of America nunca entrará em contato com você para solicitar que você mova dinheiro para se proteger de fraudes”.