Na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, o Vaticano anunciou oficialmente o falecimento do Papa Francisco, aos 88 anos de idade. A informação foi divulgada por meio de comunicado do Cardeal Kevin Farrell, destacando o legado do pontífice argentino, que dedicou toda a sua vida ao serviço da Igreja e dos mais necessitados.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco”, declarou o cardeal. “Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.”
Nascido Jorge Mario Bergoglio em 17 de dezembro de 1936, na Argentina, o Papa Francisco foi o primeiro pontífice latino-americano da história e também o primeiro jesuíta a assumir o papado. Desde sua eleição em 2013, marcou seu pontificado por uma postura de humildade, compromisso com os pobres e defesa do meio ambiente, além de buscar o diálogo inter-religioso e promover reformas na estrutura da Igreja Católica.
“Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, afirmou o Cardeal Farrell em sua homenagem.
A morte do Papa Francisco marca o fim de um pontificado que ficará registrado pela busca constante por uma Igreja mais próxima do povo e atenta às dores do mundo. Sua partida representa um momento de luto para milhões de católicos ao redor do mundo.
O Vaticano deverá divulgar em breve informações sobre o funeral e o início do processo de escolha de seu sucessor. Enquanto isso, fiéis prestam homenagens e orações pela alma daquele que dedicou sua vida ao amor, à justiça e à misericórdia.