Morre aos 65 anos o ator Val Kilmer, estrela de “Batman” e “Top Gun”

MUNDO

O ator americano Val Kilmer, famoso por interpretar papéis icônicos como o cantor Jim Morrison e Batman, além de estrelar filmes de sucesso como Top Gun e Tombstone – A Justiça Está Chegando, morreu em Los Angeles aos 65 anos, segundo informou nesta quarta-feira o jornal The New York Times.

Segundo sua filha, Mercedes Kilmer, que falou ao jornal nova-iorquino, o ator foi diagnosticado com câncer na garganta em 2014 e se recuperou, mas morreu ontem, terça-feira, em decorrência de uma pneumonia.

Kilmer demorou um pouco para admitir que tinha câncer – só o fez em 2017 -, mas parou de negar com um documentário autobiográfico, VAL, que estreou no Festival de Cannes e ofereceu um acesso sem precedentes à sua saúde e vida pessoal.

Nascido em Los Angeles, o carismático ator com ares de astro do rock interpretou papéis de roqueiro em diversas ocasiões no início de sua carreira.

Kilmer fez sua estreia no cinema em uma paródia humorística de espiões da Guerra Fria intitulada Top Secret! (1984), onde interpretou um cantor americano que animava o público e balançava os quadris em Berlim, involuntariamente envolvido em uma conspiração da Alemanha Oriental para reunificar o país.

Seu papel como Jim Morrison, ícone da sensualidade psicodélica, em The Doors (1991), do diretor Oliver Stone, foi memorável, e também chegou a assumir a pele de um Elvis conselheiro imaginado pelo protagonista anti-herói do filme, interpretado por Christian Slater, em Amor à Queima Roupa (1993), uma violenta história de aventura sobre drogas escrita por Quentin Tarantino e dirigida por Tony Scott.

Além disso, estrelou Coração de Trovão (1992) ao lado de Sam Shepard, interpretando um agente do FBI, enquanto em O Santo (1997), foi um ladrão estiloso e astuto que brinca de gato e rato com a máfia russa.

Talvez seu papel mais famoso tenha sido o papel-título em Batman Eternamente (1995). Mas, àquela altura, outra faceta da carreira de Kilmer já havia se desenvolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *